quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Livros Clássicos para Pré-Adolescentes

Primeiro pensei em colocar que a recomendação era para adolescentes, mas considerei que o mundo mudou, a adolescência está mais sexualizada e passou pelos furacões Harry Potter e saga Crepúsculo, então é melhor recomendar esses livros para começarem a ser lidos com uns 10 anos. :)

Os clássicos Agatha Christie e Conan Doyle são batidos, mas imperdíveis. Estórias de detetives de antigamente, mas ainda assim muito atuais na questão humana. Hercule Poirot e Sherlock Holmes não envelhecem. Destaque para O Caso dos 10 Negrinhos e A Casa Torta, da Agatha.

Menos conhecidos, mas maravilhosos, são os livros de Maurice Leblanc, com Arsène Lupin. Da mesma forma como Agatha e Conan Doyle nos levam ao mundo inglês do século XIX, Maurice nos leva à França de antigamente. Com uma personagem fenomenal, um dos meus “heróis” prediletos de todos os tempos. Comece por “Arsène Lupin, ladrão de casaca”, primeiro livro da coleção.

Outra coleção que gosto e recomendo é da autora Laura Ingalls. Ela conta a própria história e de sua família na época da colonização americana. Escrita de forma leve, feita para crianças, mas ainda assim, um exemplo da dureza da vida daquela época, onde família e amigos eram primordiais. O primeiro livro é “Uma Casa na Floresta”.

2 comentários:

  1. Que dica bacana.
    Adoro ler.
    Tenho uns 10 na lista de espera. rsss
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Então já pode aumentar a sua lista, porque esses livros são ótimos! ;)
    bjs querida.

    ResponderExcluir

 

Eu gosto e recomendo