terça-feira, 26 de maio de 2009

Christopher Paolini – Eragon, Eldest e Brisingr

Eu gosto e recomendo o Ciclo da Herança do Christopher Paolini. Estórias de Fantasia de qualidade. Falta o quarto livro, ainda não lançado e aguardo ansiosa. Eu gosto de dragões e o Paolini os coloca como personagens principais da estória, não tinha como eu não gostar. :P

Eragon é um rapaz pobre, que vive com o tio e primo numa fazenda e não sabe quem é seu pai. Ele encontra um ovo de dragão (sem saber o que é) e quando o dragão nasce, passa a criá-lo em segredo. O “dono” do ovo está atrás dele e por isso todo o vilarejo de Eragon fica em perigo. Ele e seu dragão, Saphira, são obrigados a fugir e amadurecer depressa, pois eles são a nova esperança de toda a população que vive oprimida pelo ditador. Eles são o novo Cavaleiro e seu dragão, “raça” desaparecida por centenas de anos (exceto pelo ditador), detentores de grande poder, mas aprender a usá-lo com sabedoria e de forma justa é o grande desafio.

Não pretendo contar a estória, mas recomendo para os que gostam do gênero. É muito bem escrito, com personagens fortes e interessantes. Toda a mitologia dos Cavaleiros de Dragão é fantástica e os livros são bem amarrados na estória, o que sempre é importante para mim. Tem todos os elementos de sucesso, aventuras fantásticas, magia, homens, anões, elfos, guerra, exemplos de nobreza moral, romance. Tem também um elemento que me aborrece, que é o mal ser muuuito mais poderoso do que o bem. Não sei porque os autores adoram colocar isso, eu não gosto por duas razões: o bem parece burro, pois afinal deixou o mal se desenvolver e não fez nada para impedir ou igualar o poder; e para o autor nos convencer que o bem venceu o mal no final ele vai ter trabalho dobrado (rsrs), nem todos conseguem. Como essa série ainda não teve final, não posso dizer como o Paolini vai fazer, mas pelo menos a “jornada” está excelente! Já li cada um dos livros 2 ou 3 vezes e todos são daqueles que não queremos largar até terminar.

Ah, o filme é uma perda de tempo. Com 5 minutos eu quis levantar e sair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Eu gosto e recomendo