terça-feira, 19 de maio de 2009

Noah Gordon – O Físico, Xamã e O Último Judeu

Eu gosto e recomendo Noah Gordon, acho que O Físico, Xamã e O Último Judeu são livros maravilhosos e imperdíveis. Já li todos os livros dele, e eles merecem ser lidos, mas os três citados são especiais. A forma de contar a estória, as descrições dos lugares e da cultura da época coloca esse autor com um dos meus preferidos.

O Físico e Xamã fazem parte de uma série, completada pelo A Escolha da Dra. Cole, que não tem o charme dos dois primeiros na minha opinião.

O Físico é uma estória fascinante sobre a força de vontade de um homem e seu desejo de ser o melhor médico que ele poderia ser, isso em 1219 ou por ai. O que implicava numa viagem até a Pérsia, onde ficava a melhor escola de medicina, mas ela só aceitava judeus e árabes, e ele é inglês protestante. Ele enfrenta orfandade, preconceitos, ignorância de outros médicos e dos pacientes, sua própria sensibilidade em relação aos doentes e a peste. Recomendo.

Xamã é um livro sobre descendentes do Dr. Cole apresentado em O Físico, mas muitas gerações após, se lembro bem se passa mais ou menos em 1775. Na época da colonização americana, com os índios sendo massacrados ou empurrados para terras improdutivas. Estória sobre um menino que fica surdo por causa de uma doença, mas que quer ser médico como o pai. Pai esse que ele teme tanto quanto ama, mas que passa a conhecer realmente quem era quando descobre o diário do pai.

O Último Judeu tem muitos aspectos parecidos com O Físico e resulta em mais um livro fascinante. Um menino judeu espanhol, tornado órfão por causa da Inquisição, tem que sobreviver da forma mais difícil, fugido. Numa época onde os judeus se tornam “novos cristãos” para sobreviver (e continuam discriminados), ele se recusa a isso. Assim como em O Físico ele é órfão, encontra um médico que o recebe e ajuda, e vive muitas aventuras.

Um comentário:

 

Eu gosto e recomendo